Brian Brain era o pseudônimo e projeto paralelo de Martin Atkins (nascido em Coventry, Inglaterra, em 3 de agosto de 1959), um baterista e músico mais conhecido por seu trabalho em grupos pós-punk e industriais,incluindo Public Image Ltd., Killing Joke, Ministry, Pigface e The Damage Manual.Sua primeira exposição como baterista foi com a banda de John Lydon, Public Image Ltd.. Atkins ingressou em 1979, bem a tempo de contribuir com a música "Bad Baby", do álbum Metal Box.
O primeiro show ao vivo de Atkins com PiL foi gravado e lançado como clássico álbum ao vivo Paris Au Printemps. Seu primeiro ano com a banda incluiu aparições no The John Peel Sessions para American Bandstand e no "Old Gray Whistle Test" ao vivo da BBC. Em 1980 Atkins deixou a Public Image Ltd. para se concentrar em sua banda Brian Brain com Pete Jones (que também tocou com a Public Image Ltd. em 82-83) no baixo e Bobby Surgeoner na guitarra.
Brian Brain lançou seis singles e um LP pela Secret Records, e continuou a lançar singles e LPs pela própria Plaid Records de Atkins ao longo da década de 1980.A banda teve um pequeno sucesso nas paradas indie em 1980 com "They've Got Me In The Bottle" e sucessos club com os singles "Jive Jive" (1981) e "Funky Zoo" (1982).
Atkins voltou à Public Image Ltd. em 1981 para contribuir para Flowers of Romance e, mais tarde, produziu e co-escreveu o álbum This is What You Want......This Is What You Get. Atkins finalmente deixou o PiL pela última vez em 1985.Ele formou seu super grupo industrial, Pigface, durante uma turnê do Ministry em 1989-1990.
Durante a década seguinte, ele se apresentou com muitas bandas, em seguida Atkins se juntou ao Killing Joke se apresentando em vários lugares em 1990, aclamado como um retorno à forma da lendária da banda.Ele também gerenciou a banda naquela época e projetou o cenário dos shows ao vivo e algumas produções. Atkins formou Murder, uma nova banda com Geordie Walker, Paul Raven e Chris Connelly, em 1992.
Durante esse tempo, ele é creditado como um Revolting Cock honorário e tocou com Nine Inch Nails no vídeo "Head Like A Hole" e é creditado ao lado de Chris Vrenna por tocar bateria extra em "Wish" Gave Up", faixas dois e seis do EP Broken.
Entre a criação de álbuns e a turnê com sua banda Pigface, ele também começou The Damage Manual, que combinou a sensação de bateria e baixo de Jah Wobble do PiL com as batidas e produção exclusivas de Atkins.
Geordie Walker do Killing Joke e Chris Connelly também fizeram parte do projeto.Atkins produziu e lançou um álbum colaborativo com Nivek Ogre do Skinny Puppy seu primeiro projeto fora do Skinny Puppy, sob o apelido de Rx. O álbum resultante foi intitulado Bedside Toxicology.
Em outubro de 2006, Atkins visitou Pequim, na China, para descobrir a emergente cena musical chinesa. Durante sua estada, Atkins gravou e assinou com algumas bandas chinesas com a Invisible e gravou material para um novo álbum do Pigface.
Atkins atualmente leciona no Columbia College em Chicago, no qual ministra o curso "The Business of Touring". Ele também é um palestrante convidado ativo, falando em instituições como a University of Southern California, a Midi School em Pequim, China e Faculdade do Vale do Líbano em Annville, PA. Conforme anunciado em entrevista ao site de música Soundsect.com, Atkins planeja levar suas palestras ainda mais abrindo sua própria escola.
Atkins realizou vários seminários em Tech Music Schools (Drumtech,Vocaltech, Guitar-X e Keyboardtech) em Londres, com mais planejados para o futuro. Atkins escreveu o que chama de "o primeiro livro real sobre turnês".
0 comentários:
Postar um comentário