sábado, 8 de fevereiro de 2025

ORCHESTRE ROUGE - PÓS-PUNK FRANCÊS

Banda francesa de pós-punk ativa no início dos anos 80, liderada pelo cantor norte-americano Theo Hakola, eles lançaram dois álbuns de estúdio antes de se separar em 1984, apesar de sua atividade efêmera, o Orchestre Rouge é considerado um dos principais expoentes do pós-punk frances.

O Orchestre Roubge foi formado em Paris em 1981, por Theo Hakola, que na época era um expatriado americano vivendo na França, também integraram a banda os músicos franceses Denis Goulag (baixo), Pascal Des A (guitarra), Pascal Normal (teclado) e Pierre Colombo (bateria).

Rapidamente ganharam relevância na cena musical underground, de sorte que o som da banda era marcado por melodias sombrias e melancólicas e temas reflexivos existenciais, algo típico do pós-punk.

Em 1982, assinaram com a gravadora RCA e lançaram seu álbum de estreia Yellow laughter, tal disco foi bem recebido pela crítica, que elogia a sonoridade da banda, logo após partiram para uma turnê pela França e Europa, abrindo shows para o Bauhaus e Killing joke.

Em 1984, o Orchestre Rouge lançou seu segundo álbum More Passion Fodde, pela gravadora Barclay, tal disco foi um sucesso comercial ainda maior que o antecessor, e ajudou a consolidar o lugar da banda na cena pós-punk francesa.

Após o lançamento do álbum em comento, a banda se dissolveu, na sequência Theo então assinou com Beggars banquet com o Passion Fodder e continuou como carreira solo.

Em 2019, a revista francesa Les inrockuptibles incluiu o álbum de estreia do Orchestre Rouge em sua lista dos 100 melhores álbuns franceses.

Discografia

Yellow Laughter  RCA  1982

More Passion Fodder   RCA  1984

Des Restes  Not On Label    1984

Singles & EPs

Soon Come Violence • Kazettlers Zeks   RCA 1982

Untitled  RCA   1983

Compilação

Yellow Laughter + More Passion Fodder  RCA  2007

Soon Come Violence • Kazettlers Zeks, Primary, 1 of 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário