Banda alemã da cidade de Monique, formada em 1980, seu nome é uma homenagem à organização alemã de mídia de proteção à juventude, o grupo foi criado por membros da revista underground "Mode & Verzweiflung" (Fashion & Distress).
Tiveram como membros Michaela (baixo), Justin (guitar),Thomas (bateria) e Willfried (vocal e guitar) os primeiros discos apareceram no lendário selo alemão ZickZack e tiveram bastante sucesso fora da Alemanha: Stürmer, o primeiro álbum, invadiu as paradas independentes de São Francisco. Embora inicialmente tocassem com as tradições musicais alemãs, logo começaram a desconstruir e elaborar raízes musicais alemãs e americanas comuns, Stürmer de 1982, na sequência lançaram o álbum Ça c'est le Blues de 1984.Em 1985, John Peel convida F.S.K. a Londres para uma sessão da BBC que apareceu no mesmo ano na
Last Orders: The John Peel Session). Uma segunda sessão em 1986 rendeu a música I Wish I Could Sprechen Sie Deutsch, que foi eleita para o Festive Fifty de 1986. Em 1987, eles conseguem um acordo com o UK Red Rhino Gravadora. Durante estes anos, dão concertos regularmente no Reino Unido,e os seus discos são elogiados pelo New Musical Express e pelo Melody Maker. Nos anos seguintes, F.S.K. continua a trabalhar na Inglaterra, regressando à Alemanha apenas para gravar álbuns como In Dixieland (1987) e Original Gasman Band (1989). O single Budweiser Polka, gravado em 1988 no Falconer Studios (Londres), foi lançado em 1990 pelo selo Bavarian Sub Up Records, que se tornou a casa continental do F.S.K. até 2004.
Em 1990, F.S.K. é convidado por David Lowery (Camper Van Beethoven) para ir aos EUA, onde grava seu sexto álbum Son of Kraut, lançado em1991. Naquele ano, F.S.K. excursionou com Lowery, Michael Hurley e outros músicos norte-americanos na Alemanha e na Áustria, e em 1992, eles deram concertos nos EUA e obteve críticas entusiasmadas nas revistas Billboard e Rolling Stone. F.S.K. não só é tocado por jovens bandas alemãs (entre elas Die Braut haut ins Auge e mais tarde Die Goldenen Zitronen, Chicks on Speed), mas também por Robert Forster (The Go-Betweens).
Seguem-se outros shows na Europa e uma extensa turnê pelos EUA, e os álbuns seguintes também são gravados nos EUA (The Sound of Music e International).O EP 4 Instrumentals de 1997 inicia o terceiro capítulo da trajetória musical do F.S.K., de modo que começaram a trabalhar com música eletrônica e a entrarem contato com a cena techno/minimal electro alemã.
O próximo álbum Tel Aviv and Eleven Other Originals, lançado em 1998, é o primeiro álbum dos anos 1990 gravado na Alemanha e recebe ótimas críticas da Spex, que patrocina a turnê seguinte na Alemanha, Áustria e Suíça. Também em 1998, F.S.K. ganha um capítulo próprio no livro "Unknown Legends of Rock'n'Roll" de Ritchie Underberger.Em 2003, gravam o álbum First Take Then Shake junto com Anthony Shakir, novamente avaliado pela crítica em seu lançamento em 2004, seguido de um convite de John Peel para mais sessões, interrompidas por sua morte inesperada. Outubro de 2005 rende uma recepção no esgotado Cargo Club de Londres.
As letras de todas as suas músicas foram lançadas em 2007 como um livro, Lobder Kybernetik, pela editora alemã Suhrkamp. No mesmo ano, eles mudam para o selo Buback Tonträger e começam a gravar um novo álbum que remonta à sua primeira fase musical voltada para a música. Foi lançado em fevereiro de 2008 como Freiwillige Selbstkontrolle.
0 comentários:
Postar um comentário