domingo, 16 de março de 2025

Above the Ruins

 Above the Ruins foi um projeto musical britânico formado em 1982 por Tony Wakeford, ex-baixista da banda de pós-punk Crisis e fundador do Death in June. Após ser expulso do Death in June, Wakeford criou o Above the Ruins, uma banda que misturava influências de pós-punk, folk e música marcial. Também fez parte da banda o baterista Mark Sutherland, ex-Skrewdriver uma banda de whitepower.

O grupo lançou apenas um álbum, Songs of the Wolf (1984), que refletia um som sombrio e atmosférico, com letras evocando temas mitológicos e históricos. Musicalmente, a banda apresentava uma fusão entre o estilo do pós-punk britânico e elementos neofolk, antecipando a sonoridade que Wakeford posteriormente exploraria em seu projeto mais conhecido, Sol Invictus.

O Above the Ruins é uma banda controversa, pois Tony Wakeford esteve temporariamente associado ao Partido Nacional Britânico (BNP), um grupo de extrema direita. Embora ele tenha mais tarde se afastado  dessas ideias e repudiado seu envolvimento, essa ligação gerou polêmica e levou à rejeição da banda em algumas cenas musicais.

Após o fim do Above the Ruins, Wakeford fundou o Sol Invictus, um dos pilares do neofolk, distanciando-se de seu passado político e adotando uma abordagem musical mais madura e diversa.

Após um hiato de mais de duas décadas, um marco seminal do neo-folk retorna: "Songs Of The Wolf". Este álbum, originalmente gravado em 1984, logo após a saída de Tony Wakeford do Death In June, e lançado pela lendária World Serpent em 1995, esgotou-se rapidamente, tornando-se uma peça de colecionador cobiçada.

 Em 2018 foi a redescoberta de um Tesouro Oculto: "Songs Of The Wolf" Ressurge Após Décadas

Esta reedição é um presente para os aficionados por new wave, pós-punk e neo-folk, oferecendo um vislumbre das raízes desses gêneros. A sonoridade evoca a energia crua do Death In June inicial, prenunciando o estilo de Sol Invictus e remetendo à melancolia do Joy Division.As gravações de 1984, lançadas inicialmente em fita cassete e LP, capturam a essência de uma banda jovem e apaixonada.

Esta edição definitiva inclui o álbum completo em CD, além de duas faixas bônus raras, reunindo todo o material já gravado por este projeto efêmero. "Songs Of The Wolf" não é apenas um álbum; é uma cápsula do tempo, transportando o ouvinte para uma era de experimentação e intensidade musical.

Além da importância histórica, esta reedição tem um propósito nobre. Parte dos lucros foi destinada a organizações como "Hunt Saboteurs", "Southall Black Sisters" e "Comunidade de Defesa Animal", apoiando causas de justiça social e direitos dos animais. Vale lembrar que em 2007, numa entrevista, Tony admitiu um arrependimento por ter se afiliado ao partido nacionalista.

Após anos de espera, desde 2009, finalmente podemos celebrar o retorno de "Songs Of The Wolf". Esta reedição não apenas completa coleções, mas também permite que novas gerações descubram a música crua e visceral de uma época passada. 

Songs Of The Wolf, Primary, 1 of 3

0 comentários:

Postar um comentário