Formada em 1981, The Flowers Of Romance liderou o caminho na cena pós-punk e rock gótico durante 1981-1998. Eles foram a primeira banda grega gótica a cruzar fronteiras internacionais e foram considerados por muitos como uma das primeiras bandas góticas da Grécia. A principio,o vocalista Mike Pougounas,junto ao guitarrista Costas Venos e o baixista Tasos Dimitriadis, formaram o The Gift.
A banda atingiu um sucesso gigantesco, quando o vocalista Mike Pougounas conheceu o Wayne Hussey do The Mission Uk em 1995, de modo que resultou numa participação no quinto álbum da banda "Brilliant Mistakes". Gravado no Bristol Studio do The Mission,"Swirlsound", Wayne Hussey não apenas produziu, mas também forneceu backing vocals, e guitarras adicionais,tal álbum tornou-se de maior sucesso do The Flowers Of Romance.
Steve Whitfield, engenheiro de som do The Cure e do The Mission UK, foi o responsável pela mixagem do álbum. As faixas "Channel Z" e "In a Vacant Place" alcançaram as posições 5 e 12 respectivamente, nas paradas musicais gregas, um feito praticamente inédito no mundo da música underground grega, com faixas exclusivamente em inglês.
Em 1997, "Brilliant Mistakes" teve lançamento limitado nos EUA e no Reino Unido. No mesmo ano, a Hyperium uma gravadora alemã relançou o álbum "Brilliant Mistakes" e seu single, "Channel Z". Dois anos depois, em 1999, a Good International seguiu o exemplo e também relançou "Brilliant Mistakes" na Coreia do Sul.
Em 1998, Mike Pougounas se separou e formou a banda industrial Nexus bem como a gravadora Cyberdelia Record. Agora os fãs podem facilmente encontrar Mike Pougounas se apresentando com sua banda atual, New Zero God, junto ao baterista Dimitris "Sidheog" Steves (ex-Nexus, ex-The Drops), o baixista Harris Stavrakas (ex-The Flowers Of Romance) e o guitarrista Lao (ex-The Flowers Of Romance) no site http://www.newZEROgod.com .
O nome da banda foi inspirado no álbum The Flowers of Romance (1981) do Public Image Ltd. (PIL) sua sonoridade que transitava entre o gothic rock, o punk rock e o dark wave, sendo fortemente influenciada por bandas como The Damned, Bauhaus e The Cure.Durante os anos 80, o grupo passou por diversas mudanças de formação e lançou algumas demos, consolidando-se como um dos principais nomes da cena alternativa grega.
Nos anos 1990, a sonoridade da banda tornou-se mais pesada, aproximando-se do gothic rock e do hard rock, o que afastou parte do público pós-punk mais tradicional.
Um dos seus álbuns mais conhecidos é Dorian Grey, lançado em 1990, que apresenta um som atmosférico e introspectivo. Apesar de nunca ter alcançado sucesso comercial fora da Grécia, o The Flowers of Romance continua sendo uma banda cult dentro do pós-punk europeu, especialmente entre fãs de música underground.
Discografia
1990 - Dorian Grey1992 - Love Means Death (12" EP )
1993 - "Pleasure and the Pain"/"Winter Waltz" (7" Ep)
1993 - Pleasure and the Pain
1996 - Brilliant Mistakes
1997 - "Channel Z" (CD single)
0 comentários:
Postar um comentário