No final de 1986, os irmãos australianos Harry (baixo) e Rowland S. Howard (guitarra), juntamente ao baterista britânico Epic Soundtracks (Kevin Godfrey), foram excluídos das sessões de gravação do álbum Shine, do Crime and the City Solution. No entanto, eles já vinham ensaiando e gravando com Genevieve McGuckin para o que inicialmente parecia ser um projeto solo de Rowland. Assim, a formação acabou se consolidando como uma banda própria.
Com Rowland assumindo também os vocais e sua então namorada, Genevieve, nos teclados, o grupo foi oficialmente formado em Londres em 1987, sob o nome These Immortal Souls. Sobre a criação da banda, Rowland comentou: “Eu tinha muitas músicas que realmente gostava... canções que nunca veriam a luz do dia se eu não decidisse cantá-las. Você não pode simplesmente entregar uma letra para alguém e dizer o que cantar esperando alguma sinceridade.”
O primeiro lançamento do grupo foi o single Marry Me (Lie! Lie!), em setembro de 1987. A recepção da crítica foi mista: o Melody Maker elogiou a composição, mas criticou a interpretação vocal de Rowland, chamando-a de "arrogante e insensível". A versão estendida em 12” incluiu uma cover devastadora de Open Up and Bleed, dos Stooges, destacada pelo crítico Dean McFarlane, do AllMusic, como um prenúncio do que viria no ano seguinte.
O álbum de estreia, Get Lost (Don't Lie!), foi lançado em outubro de 1987 pela Mute Records, com a maioria das faixas compostas por Rowland. O musicólogo australiano Ian McFarlane descreveu o som da banda como "rock sombrio, ameaçador e desafiador". Já Charles Spano, do AllMusic, afirmou que a sonoridade do grupo passeava "pela névoa de cabarés esfumaçados e fotografias desbotadas", antecipando tendências musicais que só se consolidariam mais de uma década depois.
A banda excursionou intensamente, passando por vários países europeus, além de realizar uma turnê de 35 datas pelos Estados Unidos. Nos EUA, Get Lost (Don’t Lie!) foi o primeiro álbum não americano lançado pela SST Records.
Em paralelo, Howard e McGuckin também estavam envolvidos com Lydia Lunch. Em 1982, haviam gravado com ela o álbum Honeymoon in Red, que só foi lançado em 1987, contando com participações de Nick Cave, Mick Harvey, Tracy Pew (ex-colegas de Rowland no The Birthday Party) e Thurston Moore (Sonic Youth).
O These Immortal Souls fez uma breve turnê pela Austrália em 1988. Em 1991, Rowland voltou a colaborar com Lydia Lunch no álbum Shotgun Wedding, com Harry Howard na banda de apoio. No ano seguinte, o These Immortal Souls lançou o single King of Kalifornia e, em outubro, o segundo álbum, I'm Never Gonna Die Again, co-produzido pela banda com John Rivers.
Com Epic Soundtracks saindo para focar na carreira solo, Chris Hughes assumiu a bateria nos últimos shows europeus. O álbum foi descrito por Nitsuh Abebe, do AllMusic, como "dramático, alternando momentos de rock visceral com passagens assombrosas e minimalistas".
Em 1995, o grupo mudou-se para Melbourne, onde Craig Williamson entrou na bateria e Spencer P. Jones assumiu a segunda guitarra. Com essa formação, gravaram You Can’t Unring a Bell para o tributo a Tom Waits, Step Right Up (1994), que também contou com Pete Shelley, Violent Femmes e 10,000 Maniacs. Mais tarde, Jones deixou a banda, que continuou se apresentando esporadicamente até o último show, no Greyhound Hotel, St Kilda, em 23 de julho de 1998, ao lado de Lydia Lunch & Hungry Ghosts.
Duas músicas tiveram videoclipes exibidos na TV australiana: Marry Me (Lie! Lie!) e King of Kalifornia.
A tragédia atingiu o grupo com a morte de Epic Soundtracks, encontrado sem vida em seu apartamento em Londres em 5 de novembro de 1997, sem causa determinada. Rowland S. Howard faleceu em 30 de dezembro de 2009, vítima de câncer no fígado.Em 2024, os dois álbuns da banda foram remasterizados e relançados, acompanhados por uma nova coletânea intitulada Extra.
Discografia
Get Lost (Don't Lie) 1987
I'm Never Gonna Die Again 1992
Singles & EPs
Marry Me (Lie Lie) 1987
King Of Kalifornia 1992


0 comentários:
Postar um comentário