A banda Red Lorry Yellow Lorry é um grupo britânico de post-punk e gothic rock formado em Leeds, Inglaterra, em 1981. Conhecida por seu som sombrio, minimalista e enérgico, a banda ganhou notoriedade no cenário underground dos anos 1980, frequentemente comparada a grupos como The Sisters of Mercy e Joy Division
A banda foi formada pelo guitarrista e compositor Chris Reed e o vocalista Mark Sweeney, juntamente ao baixista Steve Smith e o baterista Mick Brown (que mais tarde se juntaria ao The Mission). Sweeney deixou a banda no final de 1981 e Reed assumiu permanentemente os vocais, com Martin Fagan juntando-se como segundo guitarrista.
O som do grupo, caracterizado por um drone de guitarra entorpecente, baixo pulsante poderoso, bateria eletrônica estrondosa e e os tons vocais cavernosos de Reed, fez com que os Lorries (como seus fãs passaram a chamá-los) fossem rapidamente agrupados na cena do rock gótico, então em desenvolvimento, por jornalistas de música pop, embora a própria banda negasse qualquer associação com o gênero gótico.
Chris Reed, permaneceu como único membro constante ao longo da trajetória da banda. Desde o início, a banda desenvolveu um som caracterizado por guitarras afiadas, vocais graves e uma seção rítmica pulsante, criando uma atmosfera sombria e intensa. Suas músicas frequentemente abordam temas de alienação, paranoia e desespero.
Em 1982, o empresário dos Lorries, Dave Hall, mandou uma fita demo da banda para a Red Rhino, uma gravadora independente. O chefão da Red Rhino, o "Tony K" (Tony Kostrzewa), gostou da qualidade das músicas e fechou com a banda na hora, assim sendo lançaram "Beating My Head" no mesmo estilo ao primeiro single da banda. A música fez um sucesso gigantesco na famosa parada de discos independentes da NME!
Entre 82-83, houve algumas mudanças na formação da banda, por exemplo, o Fagan e o Smith, sairam, em seguida adentraram Dave Wolfenden e o Paul Southern, no entanto Southern também saiu, e o Leon Phillips assumiu o baixo. Em 83 e 84, eles lançaram os singles, "He's Read" e "Monkeys On Juice", atingindo o top 10 da parada indie da NME.
Em 2003, o Reed decidiu trazer de volta o nome Red Lorry Yellow Lorry e lançou quatro músicas novas em 2004,porém o Download era exclusivo no site da banda. Eles fizeram várias turnês pelo Reino Unido em 2004 e 2005, e o jornalista Mick Mercer até anunciou em 2014 que eles estavam preparando material novo, mas não saiu nada até 2024.
Em 2005, a banda lançou "Thunder in the Black Cave", um DVD ao vivo gravado na Bélgica durante a turnê europeia deles de 2004. E no dia 14 de novembro de 2005, o Reed lançou um álbum com músicas acústicas, chamado "Minimal Animal", mas usou o nome 'Chris Reed Unit'.
Apesar de nunca ter atingido o mainstream, o Red Lorry Yellow Lorry tem um culto fiel de seguidores e é considerado uma das bandas essenciais do gothic rock e post-punk dos anos 1980. Seu impacto pode ser sentido em diversas bandas contemporâneas do gênero.
Blow 1989
Blasting off 1992

0 comentários:
Postar um comentário