Em meio ao caos criativo da virada dos anos 80, uma banda emergiu das margens industriais de Hull, no nordeste da Inglaterra, com uma sonoridade melancólica, minimalista e profundamente emocional. O Nyam Nyam, formado em 1979, nunca se rendeu ao brilho do mainstream – e talvez por isso permaneça uma das joias mais cultuadas e obscuras do pós-punk britânico.
Seu primeiro lançamento, o single "When We Can’t Make the Laughter Stay" (1981), já revelava o tom grave e introspectivo que se tornaria a marca da banda. A faixa chamou atenção de ninguém menos que Peter Hook, baixista do New Order e um dos grandes arquitetos do som de Manchester. Hook não apenas se declarou fã da banda, como também produziu seu segundo single, o tenso e atmosférico "Fate/Hate", lançado pelo selo Factory Benelux em 1984 uma extensão europeia da lendária Factory Records.
O som do Nyam Nyam carregava uma influência de Joy Division e The Sound, mas também dialogava com a urgência fria de bandas como The Comsat Angels ou o minimalismo emocional do Eyeless in Gaza. Com letras marcadas pela ambiguidade emocional e arranjos que alternavam densidade e vazio, a banda firmou seu estilo próprio.
Na sequência, o grupo assinou com o selo Situation Two, uma subsidiária da Beggars Banquet, conhecida por abrigar nomes como The Fall e Bauhaus em momentos distintos. Foi por lá que lançaram seu único álbum, o subestimado e belíssimo Hope of Heaven (1984), um disco sombrio e envolvente que mergulha em atmosferas góticas sem jamais cair no pastiche. Em 1985, lançariam o EP "The Architect", encerrando sua breve discografia com mais um registro denso e de forte carga emotiva.
Apesar do respaldo crítico, os discos não atingiram grandes números de vendas e a banda acabou sendo descartada pela gravadora um destino trágico, porém comum na cena independente da época. O vocalista e letrista Paul Trynka, após o fim do grupo, seguiu carreira como jornalista musical e chegaria a editar a influente revista Mojo, além de publicar biografias sobre ícones como Iggy Pop, David Bowie e Brian Jones.
Outro detalhe que contribuiu para o culto em torno do Nyam Nyam foram os belíssimos projetos gráficos assinados por Vaughan Oliver, do coletivo 23 Envelope, que também criou artes visuais memoráveis para selos como a 4AD. O design visual ajudava a reforçar a estética melancólica e etérea que a música da banda transmitia.
Em 2012, a gravadora LTM Recordings resgatou a obra da banda em uma reedição remasterizada de Hope of Heaven, incluindo a maioria das faixas dos singles e um novo registro feito pela banda naquele mesmo ano: a canção inédita "Doubt". Um retorno inesperado e silencioso, como a trajetória da banda.
Hoje, Nyam Nyam permanece como um dos segredos mais bem guardados da cena pós-punk britânica. Sua curta discografia é um relicário de sentimentos densos e belas ruínas sonoras uma trilha sonora perfeita para o lado mais escuro da alma.
Discografia
Hope Of Heaven 1984
Singles & Eps
When We Can't Make Laughter Stay / Knowledge 1981
Fate/Hate 1984
The Architect 1985
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