Em 1983, dois ícones do pós-punk britânico, Robert Smith, do The Cure, e Steven Severin, do Siouxsie and the Banshees, uniram forças em um raro momento de escape criativo, resultando no efêmero porém fascinante projeto The Glove. O único fruto dessa parceria foi o álbum Blue Sunshine, lançado naquele mesmo ano, envolto em psicodelia sombria, delírios lisérgicos e um certo caos criativo.
A gênese do projeto se deu num período conturbado para ambos os músicos. Em meados de 1982, Smith estava à beira de um colapso mental após o lançamento de Pornography, o álbum mais sombrio do Cure até então. O clima dentro da banda era de tensão extrema, agravado por abusos químicos e brigas internas culminando na saída do baixista Simon Gallup.
Quase ao mesmo tempo, Severin via os Banshees desmoronarem temporariamente quando o guitarrista John McGeoch sofreu um colapso nervoso em pleno giro pela Europa. McGeoch foi desligado, e Smith, já familiarizado com os Banshees (ele havia substituído John McKay na turnê Join Hands em 1979), assumiu as guitarras e foi oficialmente integrado à banda em novembro de 1982.
A parceria criativa entre Smith e Severin floresceu no final daquele ano. O primeiro registro que fizeram juntos foi "Punish Me with Kisses", ainda sem pretensão de formar um projeto paralelo. A ideia do The Glove, nome tirado da luva voadora do filme animado Yellow Submarine, dos Beatles, ganhou forma durante os meses seguintes, enquanto Siouxsie e Budgie se ausentavam da Inglaterra para gravar como o duo The Creatures.
Durante o processo de criação de Blue Sunshine, o clima era tudo, menos convencional. Smith descreveu as sessões como "irreais": "Passamos 12 semanas no estúdio, mas gravamos por apenas cinco dias. O resto foi uma festa interminável, com gente entrando e saindo, como uma estação de trem. Entre uma bebedeira e outra, gravávamos trechos de piano ou bateria". As madrugadas eram preenchidas por maratonas de video nasties, filmes de horror italiano de diretores como Dario Argento, censurados no Reino Unido na época.
Como Robert Smith estava legalmente impedido de cantar fora do Cure (restrição contratual que só viria a comentar abertamente anos depois), quem assumiu os vocais principais foi Jeanette Landray, ex-dançarina do Zoo e ex-namorada de Budgie. Smith, no entanto, aparece cantando em duas faixas: "Perfect Murder" e "Mr. Alphabet Says", essa última, com letra escrita por Severin.
A atmosfera do disco é uma mescla de psicodelia distorcida, ecos pós-punk e lirismo perturbador, com produção que oscila entre a espontaneidade e o delírio. O elenco de apoio também inclui nomes notáveis: Andy Anderson (futuro baterista do Cure), Martin McCarrick (colaborador de Marc Almond e futuro membro dos Banshees), além das violinistas Ginny Hewes e Anne Stephenson.
O The Glove durou pouco. A divulgação se limitou a uma apresentação no programa Riverside da BBC em outubro de 1983. Smith retornou ao Cure, Severin aos Banshees, e a luva flutuante sumiu no éter.
Mais de duas décadas depois, em 2006, o álbum foi reeditado em versão dupla, incluindo demos inéditas com vocais originais de Smith um verdadeiro tesouro para os fãs. Em 2013, Blue Sunshine ganhou uma reedição limitada em vinil azul, celebrando o Record Store Day.The Glove permanece como um projeto lateral sui generis, nascido do colapso e da fuga criativa, deixado à deriva entre as sombras do pós-punk e o espectro colorido da psicodelia sinistra.
Discografia
Blue Sunshine (1983, Polydor)
Singles
"Like an Animal" (1983)
"Punish Me with Kisses" (1983)
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