Spherical Objects foram uma das bandas mais experimentais da cena pós-punk de Manchester,formada por Steve Solamar (Guitarra, Vocais), John Bisset Smith (Guitarra),Frederick Burrows (Baixo),Duncan Prestbury (Teclados) e Roger Hilton (Bateria) pertencendo a um coletivo musical que também contou com grupos como The Passage, Steve Miro & The Eyes, Tirez Tirez e Grow Up.
Todas essas bandas estavam sob o selo Object Music, que funcionava mais como uma espécie de coletivo do que como uma gravadora tradicional, com músicos compartilhados entre os projetos. De fato, a Manchester Musicians Collective foi co-fundada por Dick Witts, do The Passage, o que reflete a natureza colaborativa e experimental da cena.
O líder e alma da banda foi Steve Solamar (nome verdadeiro Steve Scrivener), um compositor único, cujas letras e estilo vocal característicos dividem opiniões: ou "terríveis", ou, pelo menos, "idiossincráticos"
Em 1978, a banda gravou seu primeiro LP, Past And Parcel, mas foi com os álbuns Elliptical Optimism (1979) e Further Ellipses (1980) que alcançaram seu auge criativo. O primeiro ainda trazia influências do punk e do garage rock dos anos 60.
Já Further Ellipses representa uma evolução, com o distanciamento do som DIY e uma forte ênfase nas melodias de sintetizador ultra-românticas (como nas faixas "The Final Part" e "The Root"), além de uma pitada de melancolia na guitarra latina e uma produção mais polida. No entanto, faixas como Set Free revelam uma forte influência do gospel e do rhythm and blues, um aspecto incomum para uma banda britânica de pós-punk da época.
Em 1980, Steve Solamar se uniu a Steve Miro, formando os Noyes Brothers, um projeto mais experimental que resultou no álbum duplo Sheep From Goats. Esse trabalho se distanciava das suas produções anteriores, explorando formas ainda mais incomuns de música experimental.
Além disso, Solamar se envolveu com outros projetos como Warriors e Alternomen Unlimited, enquanto John Bisset Smith também tocou com o Grow Up, todas essas bandas gravando sob o selo Object Music.
Após 1981, pouco se soube sobre Steve Solamar ou os outros membros da banda. Solamar passou por uma transformação de gênero e, logo após o lançamento de No Man's Land, desfez os Spherical Objects e abandonou o selo Object Music, desejando uma mudança radical em sua vida.
Duncan Prestbury seguiu sua carreira como professor no Manchester College (anteriormente City College Manchester) e se envolveu com Nu-Jazz. Ele também co-fundou as produtoras ganzfeldmusic e FireTrain Music. Entre 2008 e 2010, o selo LTM realizou uma extensa reedição do catálogo do selo Object Music, incluindo versões em CD de todos os quatro álbuns dos Spherical Objects, além da coletânea dos Noyes Brothers.
Discografia
Past And Parcel ( 1978)
The Kill/The Knot (7", 1978)
Seventies Romance/Sweet Tooth (7", 1979)
Objectivity The Object Singles Album (v.a, coletânea, 1979 )
Elliptical Optimism (LP, 1979) (CD, 2008)
Further Ellipses (LP, 1980) (CD, 2008)
No Man's Land (LP, 1981) (CD, 2008)
0 comentários:
Postar um comentário