sexta-feira, 25 de abril de 2025

The Psylons- ( Portsmouth ) sul da Inglaterra

Formada em Portsmouth, no sul da Inglaterra, em 1984, a banda The Psylons emergiu como uma voz singular dentro do espectro do pós-punk britânico dos anos 80. Com uma sonoridade que transitava entre o experimentalismo tenso e paisagens sonoras densas e atmosféricas, o grupo era composto originalmente por Keith Wyatt, Carl Edwards, Jack Packer e Warren Grech.

Seu single de estreia, “Run To The Stranger”, chamou atenção logo de cara: foi escolhido como Single of the Week pela New Musical Express (NME) e alcançou a 13ª posição nos charts alternativos/indie da época  um feito significativo para uma banda de base completamente underground. 

Os Psylons lançaram, ao todo, quatro singles, um EP e dois álbuns completos. O segundo disco, intitulado “Gimp”, teve produção de Jim Shaw, integrante do Cranes banda com quem também dividiram palcos e afinidades estéticas, notadamente no uso de texturas melancólicas e estruturas não convencionais.

O reconhecimento do grupo não se limitou à crítica impressa: eles gravaram duas sessões para a BBC Radio One, uma para o lendário John Peel (fiel cartógrafo do underground britânico) e outra para Andy Kershaw, outro nome de peso na curadoria da música alternativa nos anos 80. Essas sessões ajudaram a ampliar o alcance do som hipnótico e por vezes dissonante dos Psylons, inserindo-os num circuito de culto que reverberava para além de Portsmouth. 

Nos anos seguintes, a banda se manteve ativa no circuito alternativo, fazendo inúmeros shows e abrindo para nomes de peso como The Fall, My Bloody Valentine, Cranes, Spiritualized e Moonshake um rol de artistas que, como os Psylons, estavam empenhados em desafiar os limites do rock tradicional com abordagens mais ruidosas, etéreas ou introspectivas.

Apesar das várias mudanças de formação ao longo dos anos, os Psylons continuaram sua jornada sonora até sua dissolução em 1995. O legado da banda, embora discreto, permanece como uma joia esquecida do pós-punk inglês, especialmente relevante para quem busca explorar além dos nomes consagrados. 

Após o fim da banda, o vocalista e multi-instrumentista Keith Wyatt seguiu carreira solo sob o nome Keith Seatman, aprofundando sua exploração de paisagens sonoras eletrônicas, hauntológicas e de estética retrofuturista, bastante em sintonia com a tradição experimental inglesa.

Discografia

Psylons Is Golden cassette 1988

Gimp CD 1994

Singles

"Run to the Stranger" / "Tumbling Clown" 7” single 1986

"Mockery of Decline" / "Clearer Sky" 7” single 1986  

All the Things We Need" / "Turning Worm" / "The Midnight Sun" 12” single 1987

No Choice" / "Surf Song" 7” single 1990

Sandman" / "Driver" / "Sandman" remix 12” EP 1991

The Psylons, Primary, 1 of 2

0 comentários:

Postar um comentário